A Ótica e Joalheria Hoffmann, Spode foi fundada em 1903, no início do século XX, quando a empresa era dirigida por seu fundador, o ourives Ricardo Hoffmann Filho. Na época o grande destaque era a fabricação e venda de artefatos de ouro e prata. A loja atendia uma grande demanda de trabalhos em ouro e prata solicitados por gente do interior e era comum que a população levasse moedas antigas e próteses dentárias para serem transformadas em belos anéis, correntes e até bombas de chimarrão, tudo confeccionado artesanalmente.

Dando continuidade ao trabalho do pai, em 1946, já com a empresa estabelecida na rua Júlio de Castilhos, Otávio Ricardo Hoffmann tratou de convidar o amigo Harald Hugo Spode para ser sócio da empresa. O ingresso de Harald Hugo Spode determinou a denominação de Hoffmann & Spode para a nova empresa. Em 1952, quando a empresa se transferiu da Júlio de Castilhos para a Marechal Floriano, foi convidado o Sr. Heiner Ulrico Spode para ingressar na sociedade e assumir a parte comercial e administrativa. A empresa passou então a ter a denominação de Hoffmann, Spode.

A loja especializou-se no comércio de jóias, relógios e cristais, procurando sempre colocar para seus clientes peças da melhor qualidade, capazes de durar uma vida inteira e ainda acompanhar gerações.

Harald já possuia experiência como ourives e dedicou-se também ao aprendizado teórico e prático da ótica para que a empresa iniciasse a confecção de óculos de grau. Após prestar exame em Porto Alegre, no Departamento Estadual de Saúde, perante uma banca examinadora constituída por óticos profissionais e médicos oftalmologistas, obteve o Certificado de Óptico-Prático. A licença oficial para atuação profissional foi concedida em abril de 1954. Também no início dos anos 50, a Hoffmann, Spode montou o primeiro laboratório ótico de Santa Cruz e região com capacidade para fabricar lentes de grau. Além da máquina de surfassagem de lentes, o laboratório dispunha de vários outros recursos técnicos que marcaram a modernização do processo ótico em toda a região.

Em 1977 a empresa passou a operar com o nome fantasia de Hoffmann, Spode, independente da razão social. Hoje a Hoffmann, Spode acumula mais de cem anos de tradição em inovação, por isso a atual direção elegeu como sua filosofia de negócio a constante inovação: Um valor para sempre!

Também no início dos anos 50, a Hoffmann, Spode montou o primeiro laboratório óptico com capacidade para fabricar lentes para Santa Cruz e outros municípios da região.
Além da máquina de surfassagem de lentes, o laboratório dispunha de vários outros recursos que marcaram a modernização do processo óptico em toda a região.