A Óptica e Joalheria Hoffmann, Spode foi fundada em meados da segunda década do século XX, quando a empresa era dirigida por seu fundador, o ourives Ricardo Hoffmann Filho. Na época, o grande destaque era a fabricação e venda de artefatos de ouro e prata. A loja atendia uma grande demanda de trabalhos em ouro e prata solicitados por gente do interior e era comum que a população levasse moedas antigas e próteses dentárias para serem transformadas em belos anéis, correntes e até bombas de chimarrão, tudo confeccionado artesanalmente.

Dando continuidade ao trabalho do pai, em 1946, Otávio Ricardo Hoffmann, tratou de convidar o amigo Harald Hugo Spode. O ingresso de Harald Hugo Spode, determinou a denominação Hoffmann & Spode para a empresa antes chamada Ricardo Hoffmann Filho. Em 1952, quando a empresa se transferiu da Júlio de Castilhos para a Marechal Floriano, foi convidado o Sr. Heiner Ulrico Spode para integrar a sociedade e assumir a parte comercial e administrativa. A empresa passou a ter a denominação de Hoffmann, Spode.

A loja também especializou-se no comércio de jóias, relógios e cristais, procurando sempre colocar para seus clientes, peças da melhor qualidade, capazes de durar uma vida inteira e ainda acompanhar gerações.

Harald já possuía experiência como ourives e dedicou-se também ao aprendizado teórico e prático da óptica para o início da confecção de óculos de grau. Obteve vários conhecimentos que lhe garantiram o Certificado de Óptico-Prático, concedido após exame prestado em Porto Alegre, no Departamento Estadual de Saúde, perante uma banca examinadora constituída por ópticos profissionais e médicos oftalmologistas. A licença oficial para atuação profissional foi conquistada em abril de 1954.

Também no início dos anos 50, a Hoffmann, Spode montou o primeiro laboratório óptico com capacidade para fabricar lentes para Santa Cruz e outros municípios da região.
Além da máquina de surfassagem de lentes, o laboratório dispunha de vários outros recursos que marcaram a modernização do processo óptico em toda a região.